09/04/2011

Canela - RS

Canela faz parte de um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil, que é a Serra Gaúcha. Localizada na Região das Hortênsias em uma área de serra, rodeada de pinheiros, matas e parques, onde a qualidade de vida e hospitalidade são valorizados ao extremo.
Centro de Canela - RS
Famosa pelos seus parques naturais, pelo clima ameno e tradições européias, espetáculos de música, dança, teatro e o Sonho de Natal.
A Cidade desfruta de uma infra-estrutura com ótimos hotéis, destacando seu comércio artesanal, gastronomia variada e de qualidade (com os cafés coloniais e restaurantes, somados aos biscoitos, chocolate quente, vinhos, queijos, salames, bolos e os licores caseiros).
Além de seus atrativos, Canela fica a apenas 10 km da vizinha e também famosa Gramado e a 100 km dos Cânions de Cambará do Sul.
Cascata do Caracol - Canela - RS
Parque do Caracol
A 7 km do centro, com acesso asfaltado, é onde está localizada a Cascata do Caracol. O principal cartão postal de Canela.
O parque conta com áreas de mata bem preservadas e trilhas ecológicas. A estrutura é ótima para apreciar a vista da Cascata do Caracol, que tem 120 metros de queda livre. Possui mirantes e trilhas cercados para fotografar, filmar e observar em diferentes ângulos.
A cascata também pode ser vista de baixo através de uma escadaria com 934 degraus. O trajeto é sombreado em meio a mata e possui bancos em lugares estratégicos para descanso, mas é preciso estar em forma para agüentar a subida de volta.
O parque conta com churrasqueiras, mesas, banheiros e restaurantee toda infraestrutura necessária para passar o dia.
Outro atrativo do parque é o Observatório: Uma torre de 30 metros, com um elevador panorâmico que conduz o visitante até uma plataforma envidraçada onde tem uma fascinante vista panorâmica de 360 graus da Cascata do Caracol e do local.
Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar também de um delicioso passeio de trem. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos. Uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural.
Teleférico - Canela - RS
Teleférico
O Teleférico de Canela, está localizado em uma área de preservação onde a natureza é bela e abundante. A volta tem duração de 20 minutos e proporciona um passeio tranquilo. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista por vários ângulos, para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana. Em sua extensão, durante toda descida até sua base, tem-se a oportunidade de contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol.
O equipamento tem um extensão total de 830 metros, com 34 cadeirinhas, sendo 19 para duas pessoas e 15 para uma pessoa.
Localização – 500m após o Parque do Caracol, a 7,5 km do centro.
Horário – Aberto diariamente das 9h às 17h
Parque da Ferradura - Canela - RS
Parque da Ferradura
Parque da Ferradura fica a 6 km a partir do Parque do Caracol, continuando pela mesma estrada. Se destaca pela vista do Cânion do Rio Caí e a convivência harmônica com a natureza. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, três mirantes com vista panorâmica, bem como uma área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários.
Horário - Funciona das 8h30min às 17h30min
Mundo a Vapor - Canela - RS
Mundo a Vapor
Mundo a Vapor é um parque temático com máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura em pleno funcionamento.
Entre as miniaturas, se destacam ; Fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e laminação do aço entre outras. O parque é conhecido por sua fachada onde foi reconstituído em tamanho real o famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse.
Em seu interior, há uma loja com artigos do vestuário e presentes.
Localização – RS 235, que liga Canela a Gramado.
Horário de visitação = Das 9:15 as 17:00 – fecha às quartas, com excessão de Janeiro, Julho e dezembro, quando funciona todos os dias da semana.

Alpen Park
O Alpen Park está situado a 3 km da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível com várias opções de laser.
Com equipamento importado da Alemanha, o Alpine Coaster é classificado como uma montanha russa, mas denominado trenó. Nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente são sessenta toneladas de equipamentos e 37 trenós disponíveis que geram um passeio de aproximadamente cinco minutos ao visitante.
Além do Trenó, Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, Bungee Trampolim e o Alpen Motion ou Cinema 4D, que é único na América Latina, também fazem parte dessa gama de atrações.
Não há cobrança de ingressos para o parque, são cobradas apenas as atividades de sua escolha.
Horário de funcionamento = de terça a domingo, das 9h as 18h e diariamente nos meses de Julho e Dezembro.
Castelinho Caracol - Canela - RS
Castelinho Caracol
Situado a 4 km do centro, a caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, também conhecida como Castelinho Caracol.
O local abriga um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que conduzem a uma verdadeira viagem ao passado. Funciona também como casa de chá, onde pode-se apreciar o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!
Horário: 9:00 às 13:00 / 14:20 às 17:40 horas.

Parque das Sequóias
O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras.
Hoje é considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, com destaque para as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.
O parque conta também com pousada e cabanas aconchegantes.
Catedral de Canela - RS
Catedral de Pedra
A construção da Igreja Matriz de canela teve inicio em 1953 e ao longo dos anos foi ganhando sua forma, revestida de pedra basalto. A "Catedral de Pedra de Canela" está situada bem no centro de Canela e tem 65 metros de altura com um carrilhão de doze sinos de bronze. No interior da igreja, pode-se apreciar diversas obras de arte; O altar, Via Sacra, os vitrais e a porta. Outro destaque é o lindo jardim no seu entorno.

Ecoparque Sperry
São 20 hectares de Mata Atlântica, banhados por três cursos d’água: o Arroio Quilombo, o Arroio Trombão e o Arroio Cristal, todos com forte declive em relação às suas nascentes, proporcionando a formação de diversas cachoeiras. A maior delas é a “Cachoeira da Usina”, no Arroio do Quilombo, com 45 metros de queda, que pode ser acessada na sua base e no mirante na parte superior.
Fica a 10 km do centro de Canela e no local funciona o Bêrga Mótta. Restaurante que fica aberto Sábados, Domingos e Feriados das 13h ás 16h.
Aberto diariamente das 9h ás 17h durante os meses de março a outubro e das 9h às 18h no período de novembro a fevereiro.
Parque da Cachoeira - Canela - RS
Parque da Cachoeira
Situado ao lado de uma ponte de ferro, no local conhecido com Passo do Inferno, o parque oferece muito mais que a vista para a cascata do rio Cará, com 35 metros de queda. O espaço conta com trilhas, poço para banhos, tirolesa, rapel, escalada, pêndulo na ponte, cavalgada, alem de área para camping e Cabanas para alugar.
Fica a 18 km do centro de Canela e funciona diariamente das 8:00 às 18:00 horas.

Alambique Flor do Vale
Às margens da estrada que um dia foi apenas uma trilha cortada por índios, forasteiros e imigrantes, se encontra um moderno alambique para produção artesanal de cachaça, com visitação à produção, restaurante, empório e um parque de natureza abundante com rios e cachoeiras.
Funcionamento = Das 9:00 às 17:00 horas diariamente.
Café colonial de Canela - RS
Casa do Artesão
Antigo prédio da Estação Ferroviária de Canela, hoje abriga a Casa do Artesão, restaurante, pizzaria e a Central de Informações. No local, pode–se apreciar o mais variado artesanato típico de Canela: bonecos, crochê, tecelagem, trabalhos manuais, etc.
Horário de funcionamento: 10:00 as 12:00 e das 13:00 as 18:00 horas.

Cervejaria Farol
Em meio a um bosque arborizado de vegetação nativa, fica a cervejaria e restaurante onde são servidos além dos petiscos, também a comida tipicamente alemã. A cerveja é produzida no local, livre de conservantes.
Horário de funcionamento: Das 11:00 às 15:00 e 19:00 às 22:00 horas. (fecha nas segundas–feiras)

Mirante Laje de Pedra
No Parque Laje de Pedra, passeia–se por ruas arborizadas, lagos e belos jardins. Este caminho conduz o visitante a um mirante, próximo ao Hotel Laje de Pedra, onde observa–se um horizonte de montanhas e o Vale do Quilombo.

Acesse o MapasBlog para ver diversos mapas de Canela – RS


Veja também a postagem de Gramado – RS

2 comentários:

Mãe Mochileira, Filho Malinha.. disse...

Adorei..fiquei doida de saudades,eu sou apaixonada pelo Sul!!
abçs,boa semana!!

zepaiva.com disse...

Olá Jair, gostaria de pedir tua autorização para usar uma foto de Canela no meu blog, com os devidos créditos (aquela da rua central). Grato

Acompanhe novas postagens - inscreva-se

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...