03/05/2011

Parque Estadual Vila Velha - PR

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, o Parque de Vila Velha possui em seus 3.122,11 hectares diversos atrativos naturais. Destaques para os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.
Arenitos de Vila Velha - PR
Toda a fauna do parque vive em habitat natural. Podem-se encontrar espécies ameaçadas de extinção como o bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, o lobo-guará, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá, queixada e veado-campeiro.
Arenitos de Vila Velha - PR
Os ArenitosPrincipal atração do parque, os arenitos são esculpidos com o tempo, pelas chuvas e os ventos revelando diversas formas. A Trilha é totalmente pavimentada, não é guiada e tem extensão de 2671 metros, grau de dificuldade leve e tempo aproximado de 2 horas de percurso.
Arenitos de Vila Velha - PR
O visitante poderá observar as formações rochosas areníticas, fauna e flora locais. Tem capacidade de 815 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 5 minutos).
Arenitos de Vila Velha - PR
As FurnasCom bocas circulares de aproximadamente 80m de diâmetro e paredes verticais que atingem 100 metros de profundidade, com uma lâmina de água de aproximadamente 50 metros, as furnas são conseqüências de desabamentos em falhas areníticas.
Furnas de Vila Velha - PR
A Trilha Furnas não é guiada, tem extensão de 500 metros em formato circular, grau de dificuldade leve, dá acesso ao mirante e às Furnas 1 e 2. O tempo previsto de percurso é de 1 hora. Capacidade de 349 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 20 minutos).
Furnas de Vila Velha - PR
A Lagoa Dourada
A lagoa apresenta uma transparência incrível, o que possibilita a visualização de cardumes de peixes. Num determinado periodo do dia apresenta cor dourada, originando seu nome.
Lagoa Dourada - Vila Velha - PR
A Trilha é guiada, tem 400 metros de extensão em formato linear, grau de dificuldade leve e largura de 2 metros. Permite a circulação de pessoas nos dois sentidos. Dá acesso à lagoa para observação do ambiente e fauna aquática. O tempo previsto para o percurso é 40 minutos. Capacidade de 558 pessoas por dia. Há transporte do Centro de Visitantes ao início da trilha (duração 20 minutos).
Arenitos de Vila Velha - PR
Todas as trilhas são pavimentadas e contam com paradas estratégicas para observação, contemplação e estudo do ambiente.
O parque está localizado em Ponta Grossa a 90 km de Curitiba.
Horário de Visitação: 8h às 17:30h, porém a bilheteria fecha às 15h30.
Fechado às terças-feira para manutenção.

Acesse o Mapas Blog para ver os mapas de Ponta Grossa e Vila Velha – PR

Nenhum comentário:

Acompanhe novas postagens - inscreva-se

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...